• Seja bem-vindo, hoje é Segunda-Feira, 20 de Agosto de 2018

Vitrectomia Posterior

Aumentar Letra
Diminuir Letra

PARA QUE SERVE

A vitrectomia é o principal procedimento utilizado para tratar as doenças cirúrgicas da retina.

 
 
APARELHO RESPONSÁVEL
Constellation (já disponível no HOS), o mais moderno equipamento para vitrectomia disponível no mercado mundial. Seus grandes diferenciais são a maior  segurança da cirurgia pelo controle operatório da pressão ocular e velocidade imensamente maior de cortes, o que diminui os riscos e o tempo cirúrgico.
 
ESPECIALISTA HOS
Fábio Ribas
Gustavo Melo
 
INDICAÇÕES
As principais doenças retinianas tratadas com vitrectomia são:
 
- Descolamento de retina
- Hemorragia vítrea
- Buraco de mácula
- Membrana epirretiniana
- Tração vítreo-macular
- Corpo estranho intra-ocular
- Cristalino (catarata) deslocado para a cavidade vítrea (espontâneo ou como complicação de cirurgia de catarata)
 
EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS
Exames rotineiros, como para outras cirurgias oftalmológicas, incluindo exames de sangue e eletrocardiograma
 
PREPARAÇÃO CIRÚRGICA
Antes da cirurgia, é preciso manter o uso de todos os colírios e medicações orais que já vinham em uso, exceto quando houver alguma orientação diferente disso. Além disso, é preciso estar em jejum por 8 horas.
 
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO
A vitrectomia, por ser um procedimento usado para tratar diferentes doenças, pode durar desde 30 minutos a 3 horas. É realizada sob anestesia local e com sedação leve. 
 
Normalmente, são realizadas 3 incisões muito pequenas em volta do olho para a entrada dos instrumentos. Estes removerão todo o vítreo (gel contido dentro olho) e atuarão diretamente sobre a retina.
 
Muitas doenças requerem que seja feita uma aplicação com laser durante a cirurgia. Ao final, normalmente são inseridos no olho gás ou óleo de silicone a fim de proteger a retina.
 
Pode, ou não, ser necessário dar ponto no olho no final da cirurgia.
 
PÓS-OPERATÓRIO
O acompanhamento pós-operatório com seu médico ocorrerá nos primeiros dias e durará pelo menos alguns meses até a certeza do sucesso do procedimento.
 
Nos casos em que forem colocados gás ou óleo, geralmente é necessário manter a cabeça em determinadas posições (na maioria das vezes, olhando para baixo) durante um período a ser determinado por seu médico (varia de 3 a 30 dias, em média). 
 
O ganho de visão final dependerá de vários fatores inerentes à doença de origem, à visão imediatamente antes da cirurgia, ao tempo entre diagnóstico e vitrectomia (especialmente, nos casos de descolamento de retina), ao sucesso do procedimento e aos cuidados do paciente no período pós-operatório. 
Marque a sua consulta!
Marque sua Consulta Pelo Whatsapp
Urgência Oftalmológica

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2