• Seja bem-vindo, hoje é Domingo, 09 de Dezembro de 2018

Transplante de córnea

Aumentar Letra
Diminuir Letra

PARA QUE SERVE

O transplante de córnea trata as diversas doenças que danificam a transparência da córnea restabelecendo esta transparência. Cicatrizes após traumas ou após infecções, distrofias hereditárias, edemas após cirurgias intra-oculares ou ainda estágios avançados de ceratocone.

 
APARELHO RESPONSÁVEL 
O transplante pode ser realizado de forma manual ou com laser. O HOS através do Dr. Allan Luz que é orientador de transplantes em São Paulo mantém um vínculo com o BOS (Banco de Olhos de Sorocaba) oferecendo assim aos seus pacientes o transplante de córnea a laser. 
Com o laser (Intralase Abbott Medical Optics) a recuperação da cirurgia é mais rápida e permite que sejam realizados menos pontos no transplante, ao invés de 16 pontos como na cirurgia manual consegue-se realizar apenas 12 pontos.  
 
ESPECIALISTA HOS
Dr. Allan Luz 
Dra. Naiana Franco
 
INDICAÇÕES
Todas as doenças da córnea que comprometem a transparência corneana. Cicatrizes, distrofias, degenerações ou ceratocone em estágio avançado são as principais causas de transplante. Não há idade mínima nem máxima para a realização do transplante, até recém nascidos que já nascem com problemas congênitos associados à infecções podem realizar o transplante.
 
EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS 
Os exames que devem ser realizados variam de acordo com o motivo do transplante. Normalmente exames de tomografia e topografia corneana, paquimetria, biometria, ultra-sonografia, mapeamento de retina e microscopia especular da córnea. Além da avaliação clínica laboratorial e liberação do cardiologista para a cirurgia. 
 
PREPARAÇÃO CIRÚRGICA
O paciente deve manter dieta leve um dia antes da cirurgia e seguir em jejum de no mínimo de 8 horas antes do horário marcado para a cirurgia. Caso a cirurgia seja com laser não deve utilizar perfumes no dia da cirurgia, mas o banho está liberado.
 
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO  
A cirurgia pode durar de 40 a 120 minutos aproximadamente, isso vai depender do tipo de transplante (lamelar ou penetrante), utilização do laser ou não, e das doenças corneanas que motivaram o transplante além de outros problemas intraoculares que podem ser corrigidos durante o transplante.
 
PÓS-OPERATÓRIO
O transplante de córnea é uma cirurgia que deve ser acompanhada por um oftalmologista ao longo da vida. No início as revisões são semanais até o final do primeiro mês e depois a cada 45 dias até se completarem 06 meses. Após esse prazo as revisões são semestrais. A visão melhora gradualmente até 12 meses após a cirurgia e o astigmatismo residual é gerenciado com a retirada dos pontos a partir do quarto mês de pós-operatório.
 
Marque a sua consulta!
Marque sua Consulta Pelo Whatsapp
Urgência Oftalmológica

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2