• Seja bem-vindo, hoje é Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018

Estrabismo

Aumentar Letra
Diminuir Letra

 O QUE É ESTRABISMO?

O Estrabismo ou na linguagem popular "vesguice" é o termo médico usado para designar olhos que não estão perfeitamente alinhados, ou seja, um olho fixa em uma direção e o outro em direção diferente. Um dos olhos poderá estar olhando em frente, enquanto o outro desvia para dentro, para fora, para cima ou para baixo Costuma-se iniciar na infância acometendo aproximadamente 4% das crianças, porém pode também surgir na vida adulta. O desvio dos olhos poderá ser constante ou poderá ter períodos normais e períodos com olhos desviados.

MOVIMENTOS OCULARES
Existem seis pares de músculos extra-oculares que atuam de forma coordenada movimentando os olhos em diversas direções. Para manter os olhos alinhados e focalizados em um ponto, todos os músculos oculares de cada olho devem estar em perfeito equilíbrio de forças e trabalhando em conjunto com os músculos correspondentes do olho contra-lateral. Quando os músculos oculares não trabalham harmoniosamente, resulta então um desvio ocular ou estrabismo.

BINOCULARIDADE

O cérebro envia impulsos aos músculos extra-oculares para que os dois olhos fixem o mesmo objeto ao mesmo tempo. A imagem de cada olho é levado ao cérebro e percebida como única, o que é designado como fusão ou visão binocular.

AMBLIOPIA
Ambliopia é a baixa de visão em um olho aparentemente normal, causada pelo não uso do mesmo. Geralmente ocorre em apenas um dos olhos. Dentre as doenças que podem causar ambliopia, podemos incluir o estrabismo, pálpebras caídas (ptose), catarata e erros de refração.

Quando há estrabismo na infância, o cérebro bloqueia ou suprime a imagem que provém do olho desviado para evitar a percepção de visão dupla. Com isso, há um impedimento no desenvolvimento normal do sistema visual provocando a ambliopia ou na linguagem popular "olho preguiçoso".
A ambliopia acomete aproximadamente 50% das crianças estrábicas. O cérebro reconhecerá a imagem do olho de melhor visão e ignorará a imagem do olho de pior visão ou amblíope. A ambliopia pode ser tratada com a oclusão do olho preferido ou de melhor visão, com a finalidade de estimular e consequentemente melhorar a visão do olho desviado. Se a ambliopia for detectada e tratada nos primeiros anos de vida, o resultado tem um alto índice de sucesso, porém se este tratamento é iniciado tardiamente ficam bastante diminuídas as chances de recuperação da visão e a ambliopia será definitiva. O tampão é essencial e indispensável no tratamento da ambliopia e os pais devem estar conscientes que o tratamento é prolongado e único meio eficaz de corrigir a deficiência visual.

O tratamento precoce sempre proporciona os melhores resultados. Quanto mais cedo tratar a ambliopia, melhor o resultado visual.

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2