• Seja bem-vindo, hoje é Domingo, 22 de Abril de 2018

Orientações para Pacientes e Acompanhantes

Para uma maior segurança e conforto na realização de procedimentos, são necessárias algumas orientações prévias para pacientes e acompanhantes. Escolha o procedimento abaixo e veja as orientações:

Consultas

Na consulta oftalmológica de rotina, recomenda-se: Pacientes com idade entre até 38 anos: haverá dilatação da pupila; se possível, vir acompanhado e trazer óculos escuros (esporte), pois a dilatação causa sensibilidade à luz solar.

Pacientes com idade superior a 38 anos: a dilatação será a critério do médico no momento da consulta; se possível, vir acompanhado.

Consulta Oftalmológica de Urgência

Em caso de acidentes com trauma ocular, manter a calma, evitar movimentos bruscos com a cabeça, bem como comprimir o(s) olho(s). Não colocar colírios nem preparados caseiros. Procurar imediatamente um oftalmologista.

Em caso de dor aguda ou perda súbita da visão, procurar imediatamente um oftalmologista.

No caso de corpo estranho ou contato com alguma substância química, lavar bem os olhos e procurar um oftalmologista.

Lentes de Contato

Recomenda-se o uso das lentes para pessoas com responsabilidade e cuidado com a higiene no uso das lentes de contato.

Para pessoas que nunca usaram lentes de contato, o procedimento inicial é agendar um TESTE DE ADAPTAÇÃO DE LENTES DE CONTATO, onde, como o próprio nome já diz, será avaliada a capacidade de adaptação do paciente com as lentes de contato, verificação do tipo de lente que melhor se adapta à rotina do usuário e avaliação de um oftalmologista sobre o comportamento da lente no olho. O HOS disponibiliza gratuitamente esse teste de adaptação (hora marcada) tanto para pacientes internos quanto externos. O agendamento do teste é feito por telefone:(79) 3212-0800

Para pacientes externos que já são usuários de lentes de contato e queira adquirir lentes conosco, o mesmo deverá se dirigir ao HOS com a receita dos óculos, que deverá ser recente (no máximo 6 meses após a última consulta) e solicitar o par de lentes anuais ou descartáveis.

Para pacientes que já são usuários e deseja à comodidade de receber as suas lentes em casa, o HOS fornece gratuitamente a entrega das lentes de contato, em horários pré-estabelecidos. Basta fazer o pedido por telefone: (79) 3212-0812. Nesse caso, a forma de pagamento será somente à vista, em espécie (não trabalhamos com cheque).

A limpeza (revisão) das lentes de contato deverá ser realizada a cada três meses, no caso de lentes anuais.

Exames

Para a segurança na realização de alguns exames, recomenda-se:

Acuidade Visual a Laser (Lotmar): Dilata a pupila, se possível, vir acompanhado.

Biometria a Laser (Ecometria): Caso possua, trazer a receita ou os óculos de grau.

Campo Visual (Campimetria Computadorizada): Para o sucesso do resultado desse exame, é necessário atenção, concentração e disposição do paciente, por isso, na noite anterior à realização do exame, procurar dormir bem. Caso possua, trazer a receita ou os óculos de grau.

Eletroretinografia: Dilata a pupila, se possível, vir acompanhado.

Laser de Argônio (Fotocoagulação): Dilata a pupila, se possível, vir acompanhado. Exceto nos procedimentos de LISE DE SUTURA, IRIDECTOMIA e TRABECULOPLASTIA.

Oculyzer: Em caso de avaliação pré-operatória para cirurgia refrativa (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia), suspender o uso de lentes de contato por 07 dias (lentes gelatinosas) ou por 15 dias (lentes rígidas ou fluorcarbonadas) antes da realização do exame.

Retinografia Colorida: Dilata a pupila, se possível, vir acompanhado.

Retinografia Fluorescente (Angiofluoresceinografia): Ficar sem se alimentar (sólido) por 02 horas antes da realização do exame. Dilata a pupila, se possível, vir acompanhado.

Teste de Sobrecarga Hídrica: Ficar sem ingerir líquido por 03 horas antes da realização do exame.

Tomografia Ocular (OCT): Dilata a pupila, se possível, vir acompanhado.

Topografia: Em caso de avaliação pré-operatória para cirurgia refrativa (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia), suspender o uso de lentes de contato por 07 dias (lentes gelatinosas) ou por 15 dias (lentes rígidas ou fluorcarbonadas) antes da realização do exame. Se for avaliação para diagnóstico clínico, suspender por 02 dias as lentes de contato, qualquer que seja o tipo de lente.

Topolyzer: Em caso de avaliação pré-operatória para cirurgia refrativa (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia), suspender o uso de lentes de contato por 07 dias (lentes gelatinosas) ou por 15 dias (lentes rígidas ou fluorcarbonadas) antes da realização do exame. Se for avaliação para diagnóstico clínico, suspender por 02 dias as lentes de contato, qualquer que seja o tipo de lente.

Yag Laser (Capsulotomia): Dilata a pupila, a critério do médico, no dia da aplicação, se possível, vir acompanhado.

Obs.: exames que não constam na lista acima, não são necessárias orientações prévias.

Cirurgias

As orientações específicas para cada tipo de cirurgia será fornecida pelo Setor de Orientação Cirúrgica, após avaliação do oftalmologista e indicação do procedimento que será realizado.

Recomendações gerais para o dia da cirurgia:

Chegar no horário informado pelo HOS, nem antes, nem depois, pois os horários já são informados com base no tempo necessário para autorização e preparação do procedimento.

Não há necessidade de internamento nos procedimentos oftalmológicos.

O paciente deve vir com roupas leves e fáceis de serem retiradas, pois antes de entrar no centro cirúrgico o paciente irá se vestir com roupas apropriadas para a cirurgia.

Para todos os procedimentos o paciente precisa vir com acompanhante.

Mulheres deverão estar sem qualquer tipo de esmaltes nas unhas.

Todas as instruções pós-operatórias serão entregues após a realização do procedimento.

O paciente deve seguir corretamente todas as orientações prévias específicas para cada procedimento.

Todos os procedimentos que são realizados através de convênio, a autorização deverá ser solicitada antes do dia da cirurgia e para procedimentos particulares, o pagamento será efetuado antes da realização do procedimento.

Prótese Ocular

Para pessoas que têm interesse em adquirir uma prótese ocular, o procedimento inicial é agendar um TESTE DE PRÓTESE, onde será avaliado o tipo de prótese que melhor se adapta ao usuário.

O agendamento do teste é feito por telefone: (79) 3212-0800. A partir do teste, será solicitada a prótese ocular e entregue após alguns dias.

A limpeza de prótese deve ser realizada a cada 6 meses.

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, nº 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2