• Seja bem-vindo, hoje é Domingo, 09 de Dezembro de 2018

Últimas Notícias

Aumentar Letra
Diminuir Letra

20/07/2018 - A importância do uso de óculos na prática de esportes


Não há dúvidas de que a prática de esportes é indicada para melhorar a saúde e a qualidade de vida do indivíduo. Jogar uma partida de futebol, correr ao ar livre, praticar tênis, são algumas das atividades que ajudam no desempenho físico e mental das pessoas. Porém, o cuidado com a saúde e a integridade dos olhos não pode faltar. O uso do equipamento de proteção pode evitar danos irreversíveis à saúde dos olhos.

Pesquisas apontam que as lesões nos olhos causadas pela prática de esporte são muito comuns. O olho é um órgão que possui 15 vezes mais terminações nervosas que os outros órgãos do corpo, e é a região mais exposta do corpo; a que recebe mais luz. De acordo com especialistas, a exposição a raios UVA e UVB pode queimar a superfície do olho e o vento, por sua vez, pode ressecar o órgão. Com isso, são indicados óculos de sol para a prática de atividade física, inclusive para evitar lesões nos olhos que podem ser causadas por poeira, galhos e pedra.

O uso de óculos esportivos, dentre outros benefícios para a saúde dos olhos, pode render aos atletas - profissionais ou não – a melhora da performance. Se o praticante de determinada atividade tiver algum problema de visão (miopia, astigmatismo ou hipermetropia) poderá usar modelos de lentes especiais ou colocar grau nos óculos de sol. Existem no mercado armações que permitem adaptação de óculos de grau ao modelo mais esportivo.

Para a prática de esportes com mais segurança, fique atento a algumas dicas:

• Limpeza dos óculos: devem ser usados produtos específicos para retirar a gordura ou sabão neutro e água. Para secar use tecido suave.

• Existe um modelo adequado para cada esporte: ciclistas devem evitar armações muito fechadas em dias quentes e úmidos, pois as lentes embaçam com mais facilidade.

• Os ciclistas não podem usar óculos com a lateral da lente muito grossa, para não deixar ponto cego na visão.

• A escolha da cor da lente é importante, por causa de suas diferenças: algumas são indicadas para os motoristas noturnos

Com as novas tecnologias existentes no mercado, podem ser encontrado óculos oftálmicos confeccionados com materiais resistentes para qualquer prática de esporte. Nas várias opções de óculos solares as lentes e cores são produzidas sob medida para cada demanda esportiva. Inclusive, tais avanços proporcionam ao esportista com algum tipo de deficiência visual a garantia de um bom desempenho.

Dentre as especificidades dos óculos para prática esportiva, está a importância do material. Eles não podem ser produzidos em metal, porque durante o exercício – ciclismo, caminhadas, corridas, partidas de vôlei, tênis ou basquete – pode representar um risco em casos de acidente, como quedas e torções. O material deve ser leve e confortável, além da obrigatoriedade das lentes com proteção UV (escuros ou de grau).

 


De 212 lesões nos olhos, no rosto e na cabeça, 31 dos casos ocorreram com atletas que viviam em estados onde é obrigado o uso de óculos. Ao todo, 181 dessas lesões aconteceram com atletas que vivem em estados sem exigência do acessório. No geral, o requisito de óculos de proteção foi associado a uma taxa de 32% de lesões na cabeça e no rosto, e a taxa de 80% refere-se a lesões oculares. Taxas de concussão (pancada) foram semelhantes entre os dois grupos.

Fonte: Instituto Persi


Depois das lesões ocorridas nas ruas, em casa e no trabalho, as lesões oculares ocasionadas de atividades esportivas representam 25% do total de casos. Estima-se, segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, que em média ocorram 100 mil casos de acidentes oculares com os atletas por ano, representando 14% de todos os atendimentos oftalmológicos. Segundo estudo publicado - Age and Consumer Product-Related Eye Injuries in the United States – publicado no Rhode Island Medical Journal, as lesões oculares causadas por equipamentos esportivos – incluindo bolas, tacos e raquetes – foram responsáveis por:

• 41% dos atendimentos de emergência, entre crianças de 10 a 14 de idade;

 • 25% dos atendimentos de emergência, entre as pessoas de 15 a 24 anos;

• 20% dos atendimentos de emergência, entre crianças de 5 a 9 anos

Especialistas afirmam que as lesões oculares ocorridas em atividades esportivas variam de abrasões da córnea, até as mais graves, como lesões que podem levar à perda da visão, como uma fratura orbital e/ou descolamento de retina. A boa notícia é que 90% das lesões oculares são evitáveis através do uso de óculos de proteção

 O modelo ideal de óculos pode ser indicado por seu oftalmologista


Fonte: Revista Veja bem

Marque a sua consulta!
Marque sua Consulta Pelo Whatsapp
Urgência Oftalmológica

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2