• Seja bem-vindo, hoje é Terça-Feira, 21 de Maio de 2019

Últimas Notícias

Aumentar Letra
Diminuir Letra

05/03/2019 - 8 dicas essenciais para quem usa lentes de contato

Pensa em trocar os óculos pelas lentes de contato? Se já as usa, sabe mesmo fazer a higienização da forma correta e está atento (a) a todos os cuidados necessários para a correta adaptação?  Embora seja um método prático, seguro e confortável, os usuários de lente de contato devem estar sempre alertas com os cuidados essenciais para não causar danos à visão,  tendo acompanhamento profissional, é o que alerta a especialista do Hospital de Olhos de Sergipe, Dra. Tatiane Reis.

“A adaptação de lentes de contato é um ato médico, ou seja, tem que ser feita com o acompanhamento do oftalmologista que vai avaliar se a adaptação está saudável. Não é apenas a questão do grau correto, mas também se a lente está encaixada na curvatura do olho da pessoa. Muitas vezes o paciente adquire as lentes fora e ninguém olhou para ver se está apertada, folgada, então o ideal é que toda adaptação seja feita com o oftalmologista. É importantíssimo frisar que só esse profissional é quem pode avaliar se a expectativa do paciente é adequada às condições de uso, como ambiente, anatomia do olho e pálpebras; quantidade e qualidade da lágrima e exigência visual”, explica.


Confira oito cuidados essenciais que se deve ter ao usar lentes de contato:


  • 1.    Lave as mãos: nunca se deve manipular as lentes de contato sem antes lavar as mãos com água e sabão.

  • 2.    Limpe bem as suas lentes: com os produtos adequados e recomendados pelo oftalmologista. Nunca lave a lente com água de torneira ou soro fisiológico.  O mais indicado é iniciar a limpeza sempre com a lente da esquerda ou da direita, para prevenir qualquer confusão e troca das lentes.

  • 3.    Tenha uma atenção especial com o estojo das lentes:  ele deve ser trocado  pelo menos a cada três meses! Também é importante nunca reutilizar a solução que ficou no estojo. A cada armazenamento se deve utilizar uma porção nova de solução.  O ideal é que a solução de limpeza seja trocada todos os dias.

  • 4.    Respeite o tempo de uso e descarte de cada lente e sim, ela é de uso individual:  se a lente é de uso anual, só deve ser utilizada por 365 dias, se for mensal, só por 30 dias e de uso diário, apenas uma única vez.  As lentes não devem sob hipótese alguma ser compartilhadas. Parece uma dica um pouco óbvia demais, mas há quem não a siga e  o desrespeito a essa regra pode trazer problemas sérios à visão.

  • 5.    Não durma com as lentes de contato:  Dormir com as lentes de contato aumenta bastante o risco de complicações.  Por isso, sempre retire as lentes antes de dormir.

  • 6.    Use lubrificante sempre que necessário

  • 7.    Cuidado com a maquiagem e/ ou produtos de pele: a regra é colocar as lentes antes da aplicação desses produtos e retirar antes também! Outra dica importante em relação à maquiagem é fazer a higienização dos cílios com sabonete neutro ou shampoo infantil neutro para retirada de resíduos.

  • 8.    Faça acompanhamento com o oftalmologista: Para refazer o grau, a indicação é a mesma para qualquer paciente: realizar consulta anualmente. Entretanto, para a adaptação, a sugestão é de acompanhamento a cada seis meses.  Vale ressaltar que qualquer alteração percebida, a exemplo de vermelhidão, dor, turvação visual, secreção, são sinais de alerta e devem ser avaliados pelo médico
Marque a sua consulta!
Marque sua Consulta Pelo Whatsapp
Urgência Oftalmológica

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2