• Seja bem-vindo, hoje é Quarta-Feira, 23 de janeiro de 2019

Últimas Notícias

Aumentar Letra
Diminuir Letra

04/01/2019 - As implicações de não se consultar com o Oftalmologista

975_20181219114353.jpg

 

Fazer exame de vista com pessoas sem formação médica ligadas ao comércio óptico é ilegal e perigoso para a saúde! Alertas sobre esse tipo de cuidado e as implicações circulam nas mídias, em forma de entrevistas com especialistas e matérias específicas, há algum tempo, e é importante entender o porquê dessa contraindicação.

Em primeiro lugar porque não é confiável:

Somente o médico oftalmologista pode dar o diagnóstico preciso sobre a saúde dos olhos dos pacientes, se têm patologias oculares, além das doenças refrativas e até se os óculos são realmente necessários. Pessoas sem formação médica ligadas ao comércio óptico geralmente são incentivadas a prescrever óculos sem que haja necessidade, somente para obter mais uma venda.

Depois, porque pode não identificar outras doenças oculares:

O exame de vista não se resume a resolver problemas de refração, que são doenças, pela prescrição de lentes de grau. É possível que o paciente apresente outros tipos de problemas cuja correta identificação exige conhecimentos adquiridos com anos de estudo e equipamentos de uso exclusivo dos médicos oftalmologistas.

Afinal de contas, uma consulta completa demora mais que alguns minutos:

Uma consulta com um especialista, geralmente, demora mais do que poucos segundos, isso porque ele pergunta sobre sintomas, histórico familiar, uso de lentes corretivas, o grau, etc. A partir dessa conversa, o médico oftalmologista vai decidir que testes serão necessários e quais serão os riscos. Se, por exemplo, alguém na família tiver glaucoma, há um teste específico para avaliar a situação do paciente. Ele vai avaliar, também, movimentos, campo de visão e outros. Essas etapas demandam mais tempo para serem mais precisas.

Você já foi atraído a fazer um exame de vista grátis?

Lembre-se, essa escolha pode levar a graves consequências para a saúde dos seus olhos! Procure um oftalmologista para consultas periódicas, a saúde de seus olhos agradece!

Fonte: Revista Veja Bem


Marque a sua consulta!
Marque sua Consulta Pelo Whatsapp
Urgência Oftalmológica

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2