• Seja bem-vindo, hoje é Domingo, 09 de Dezembro de 2018

Últimas Notícias

Aumentar Letra
Diminuir Letra

05/10/2018 - Com uso correto, lentes de contato são ótimas aliadas

Ter que usar óculos de grau acaba sendo um incômodo para muitas pessoas e aí elas acabam optando pelas lentes de contato, mas será que todo mundo pode usá-las? Existem algumas particularidades em que seu uso  demanda mais cuidados como no caso de secura e até o formato dos olhos, por isso que a avaliação de um especialista é indispensável, mesmo no caso das lentes utilizadas para modificar a cor dos olhos.

Quando usadas de forma correta, as lentes são ótimas aliadas até de quem tem miopia, hipermetropia e astigmatismo. No entanto, antes de fazer essa escolha, a pessoa precisa saber se poderá utilizá-las e se terá a disciplina necessária que as lentes exigem. Vale ressaltar que o uso crônico das lentes diminui a oxigenação da córnea e pode provocar úlceras ou outras alterações que levam à cegueira.

Veja os principais cuidados que quem usa ou quer usar lentes, precisa ter (a regra é a mesma para lentes coloridas):

1 – Procure um oftalmologista antes de comprar as lentes. Cuidar dos olhos é coisa séria, se você pretende usar lentes de contato, mesmo que sejam as coloridas, procure um médico, jamais compre e utilize-as por conta própria, os danos podem ser irreversíveis.Outra coisa importante a esclarecer: com as lentes você pode depender menos dos óculos, mas a ida ao oftalmologista deverá ser ainda mais frequente. O ideal é que as consultas sejam repetidas a cada seis meses, para que qualquer possível dano causado pelas lentes possa ser percebido ainda no início.

2 Não compre lentes de contato em qualquer lugar. Parece uma dica óbvia, não é? Mas ainda tem muita gente que compra suas lentes pela internet ou em lugares sem garantia de qualidade e isso pode trazer muitos riscos para os olhos, como infecções, por exemplo.

3 – Não dormir com as lentes.Outro discurso bem batido, mas que reflete um erro ainda muito cometido. Por mais cansado que você esteja, priorize a retirada das lentes. Esse cuidado precisa existir porque as lentes diminuem a oxigenação das córneas. Com os olhos abertos essa diminuição já acontece, imagine quando eles estão fechados.

4 – Limpeza das lentes. O recomendado é que você siga a orientação dos fabricantes. Os produtos para limpeza variam de lente para lente e eles podem ser encontrados em farmácias. Lembre-se de seguir os passos orientados, por exemplo, ficar imersas nesses produtos durante toda a noite (esse processo é suficiente para as lentes descartáveis). Já as que vão ser usadas por um ano requerem cuidados especiais. Além de remover resíduos (cosméticos, secreções, etc.) é preciso fazer a desproteinização, ou seja, retirar os depósitos de proteínas a cada sete ou quinze dias, conforme o tipo de lente. Você também não pode esquecer de limpar o estojo onde as lentes ficam guardadas. Todos esses processos de limpeza diminuem, e muito, a chance de infecções.

5 – Obedeça o prazo de validade das lentes.Não obedecer ao prazo do produto pode causar vista embaçada, olhos vermelhos e sensação de corpo estranho. O uso persistente do produto após o vencimento pode infeccionar a córnea ou até levar à cegueira nos casos mais extremos.

Marque a sua consulta!
Marque sua Consulta Pelo Whatsapp
Urgência Oftalmológica

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2