• Seja bem-vindo, hoje é Sádado, 20 de Outubro de 2018

Doenças - Úlcera de Córnea

Aumentar Letra
Diminuir Letra

 

Úlcera de córnea é a situação patológica na qual há uma erosão na córnea, causada por uma infecção por bactérias, protozoários, fungos ou vírus, ou por infecção posteriormente à ação de uma substância química, produzindo uma área da córnea sem epitélio, sua camada mais externa de cobertura.

As úlceras causadas por bactérias são as mais comuns, neste caso, podendo ser associadas ao uso de lentes de contato, sejam elas rígidas ou gelatinosas. Quando a lesão inicial foi causada por plantas, existe a possibilidade de ser resultado da ação de fungos. Como sintomas típicos desta patologia, temos a vermelhidão nos olhos, dores, fotofobia (incômodo com a incidência de luz) e falta de nitidez na visão.

É caracterizada como uma emergência em oftalmologia e seu tratamento depende de sua causa e do agente causador específico.

São citados diversos fatores associados ao aparecimento de úlcera da córnea nos usuários de lentes de contato, sendo que o principal é o uso excessivamente prolongado, incluindo o hábito de dormir usando as lentes. Manutenção inadequada e descuidos com a desinfecção podem também contribuir para o surgimento do quadro patológico. A patogênese é explicada pelos microtraumas e a hipóxia relacionados à adesão das bactérias mesmo nas lentes novas.

A diferenciação entre ceratite infecciosa ou estéril torna o tratamento dos casos difícil, mas é considerado prudente tratá-la como infecciosa. Estas possuem um quadro clínico geral mais grave que as estéreis, causando hiperemia, dor e fotofobia, lacrimejamento, edema na pálpebra e secreção mucopurulenta. Recomenda-se sempre nestes casos a colheita de material para análise através de exame bacterioscópico, cultura e antibiograma. No HOS, as lesões são  estudadas da maneira mais completa para a determinação do agente causador e, assim, a instituição do tratamento mais adequado. 
Marque a sua consulta!
Marque sua Consulta Pelo Whatsapp
Urgência Oftalmológica

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2