• Seja bem-vindo, hoje é Domingo, 09 de Dezembro de 2018

Doenças - Toxoplasmose

Aumentar Letra
Diminuir Letra

 

O QUE É A TOXOPLASMOSE?
Protozoário presente em todos os lugares e que atinge o corpo humano, em especial o Globo Ocular, o toxoplasma é o agente causador da toxoplasmose. A doença é muito comum e atinge desde recém nascidos a idosos, sendo mais comum no adulto jovem. O toxoplasma atinge a retina e se estende para outras partes do olho. 

CAUSAS
A principal forma de contágio é através da ingestão de alimentos e água contaminada, além de alimentos mal cozidos, como a carne. A toxoplasmose não é transmitida pelo contato físico, mas uma importante causa da doença é a forma congênita. Animais domésticos, principalmente os gatos, também podem representar um alerta, pois o protozoário pode ser eliminado através das fezes do animal. Uma forma rara de transmissão seria por meio de agulhas contaminadas ou de transplantes, porém é muito raro.

SINTOMAS
Seus principais sintomas são embaçamento visual, causando uma baixa de visão, sensação de pontos pretos, chamada de ‘mosca volante’, e olho vermelho.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é basicamente feito com exame oftalmológico. Após as queixas do paciente, é feito o exame de fundo de olho. Também fazemos uso de exame de sangue para dar um respaldo maior.

TRATAMENTO
O tratamento da toxoplasmose é feito através de medicamentos durante cerca de quatro semanas. Mas a melhora ocorre a depender da localização da lesão.

Apesar de haver cura, esta é uma doença que apresenta muitas recidivas, ou seja, quem já teve tem chance de ter novamente. 

O que acontece com maior frequência é que o paciente tem uma nova crise em um ano ou mais, aproximadamente. Por isso, todas as pessoas que já tiveram a doença devem realizar acompanhamento regular com o oftalmologista, porque uma nova crise é possível de acontecer. 
Com o tratamento precoce a possibilidade de cura aumenta e as chances de seqüelas diminuem.

PREVENÇÃO
Principais formas de prevenção:
-higiene de forma geral
-evitar consumo de alimentos pré-cozidos, como carne de porco e de boi
-evitar água contaminada
-as frutas e demais alimentos devem sempre ser bem lavados
-ter o cuidado de lavar bem as mãos ao mexer com carne
-realizar um pré-natal cuidadoso (para evitar a transmissão de mãe para filho) 
Marque a sua consulta!
Marque sua Consulta Pelo Whatsapp
Urgência Oftalmológica

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2