• Seja bem-vindo, hoje é Domingo, 09 de Dezembro de 2018

Doenças - Olho Seco

Aumentar Letra
Diminuir Letra

O QUE É

É uma síndrome baseada em uma disfunção lacrimal. O filme lacrimal é formado por três camadas distintas, sendo elas: camada lipídica, camada aquosa e camada de mucina.

A camada lipídica é a mais externa, exercendo papel fundamental na diminuição da evaporação. A camada aquosa é a principal, sendo a camada intermediária. A camada mais interna é a de mucina, que fica em contato direto com a córnea. 

CAUSAS
As causas são muito variadas, geralmente relacionadas à pouca produção de lágrima ou ao aumento da evaporação. Deve-se lembrar que olho seco é parte integrante da Síndrome de Sjögren, da Artrite Reumatóide e do Lúpus Eritematoso Sistêmico.

SINTOMAS
Os principais sintomas são irritação, sensação de corpo estranho ou de areia nos olhos, lacrimejamento, desconforto ao piscar, fotofobia ( desconforto na luz), ardor e queimação, além de secreção mucosa ou pegajosa. São exacerbados por situações que aumentem a evaporação, como em ambiente com ar-condicionado, vento e também em situações de extrema atenção (uso do computador, vídeo games e leitura prolongada), quando o número de piscadas diminui.

DIAGNÓSTICO
Além da observação de redução da quantidade de lágrima, alguns testes mais objetivos podem ser realizados para melhor comprovação do quadro, dentre eles: Tempo de ruptura do filme lacrimal e Rosa Bengala (corante que evidencia áreas de sofrimento tecidual), mas o mais utilizado é o Teste de Schirmer, no qual a quantificação lacrimal é realizada através da umidificação de tiras de papel especial, colocadas na margem palpebral por cinco minutos.

TRATAMENTO
O tratamento a ser instituído vai variar de acordo com a gravidade dos sintomas. Inicialmente se propõe a utilização de lágrimas artificiais, existindo uma gama variada no mercado. Pode-se também utilizar estimulantes da secreção lacrimal e, em casos mais severos, realizar a oclusão do ponto lacrimal, que pode ser temporária ou definitiva. 

De uma maneira geral, o paciente portador de olho seco deve se reeducar, de modo que a preservação da lágrima seja a maior possível. Por exemplo, usar sempre óculos de proteção, evitar ou pelo menos não abusar de ambientes com ar-condicionado (muito difícil nos dias de hoje), ser cauteloso com o uso de lentes de contato, usar os colírios recomendados e na posologia que foi orientada. 
Marque a sua consulta!
Marque sua Consulta Pelo Whatsapp
Urgência Oftalmológica

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2