• Seja bem-vindo, hoje é Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018

Doenças - Moscas Volantes

Aumentar Letra
Diminuir Letra

 

O QUE É?
Com o processo natural de envelhecimento, o vítreo - o fluído gelatinoso que preenche o globo ocular - contrai-se, podendo separar-se da retina em alguns pontos, sem que isto cause obrigatoriamente danos à visão. As moscas volantes são minúsculos torrões condensados do vítreo, tecnicamente chamados grumos, formados quando partes do vítreo se separam da retina. Embora pareçam estar na frente do olho, na realidade, elas estão flutuando no vítreo, dentro do olho. Às vezes as moscas volantes não interferem na visão. Mas, quando entram na linha de visão elas bloqueiam a luz e lançam sombras na retina, a parte posterior do olho onde se forma a imagem.

CAUSAS
As moscas volantes podem ter diversas causas, algumas graves e outras não. As moscas volantes que a pessoa vê por muitos anos com pouca ou nenhuma alteração, geralmente, não são graves. Mas, às vezes, ao soltar-se o vítreo rasga a retina em um ou mais pontos de maior aderência e alcança um vaso sangüíneo da retina causando sangramento. Quando isto ocorre, os coágulos de sangue e o material vítreo podem aparecer como novas moscas volantes. Neste caso, as moscas volantes são sintoma de um problema que pode tornar-se grave. Os rasgos necessitam atenção médica imediata, a fim de evitar que se transformem em descolamento de retina com risco de perda parcial ou total da visão.

Ocorrem com maior freqüência após quarenta e cinco anos entre as pessoas que têm miopia, as que se submeteram à cirurgia de catarata ou ao tratamento YAG Laser e também entre as que sofreram inflamação dentro do olho.

SINTOMAS

Muitas pessoas vêem pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou teias de aranha que parecem mover-se na frente de um ou de ambos os olhos. São as chamadas moscas volantes, percebidas mais facilmente durante a leitura e quando olhamos fixamente para o céu ou para uma parede vazia. Ao movermos os olhos as moscas volantes parecem mover-se rapidamente e, então, movimentam-se lentamente quando paramos de movimentá-los. A denominação moscas volantes vem do latim, pois há mais de dois mil anos, na Roma antiga, as pessoas já usavam a expressão "muscae volitantes" para descrever esse problema oftalmológico. 

TRATAMENTO
As moscas volantes podem atrapalhar a clareza da visão, o que pode ser muito irritante especialmente se você estiver lendo. Entretanto, se o oftalmologista diagnosticar que elas não estão associadas a um problema sério, como rasgos na retina, elas não necessitam tratamento. Com o passar do tempo elas frequentemente diminuem e tornam-se menos irritantes. Geralmente, girar os olhos pode ser de alguma ajuda quando as moscas volantes aparecem diretamente na linha de visão. Olhar para cima e para baixo ou para frente e para trás também pode deslocar as moscas volantes para outra posição. 

Nos casos em que as moscas volantes forem sintoma de rasgos na retina, o oftalmologista os selará com laser argônio ou por crioterapia, o mais rápido possível, a fim de evitar que eles dêem origem a um descolamento de retina que pode provocar a perda da visão. Esses tratamentos causam pouco desconforto e podem ser realizados no consultório do oftalmologista. 

RECOMENDAÇÕES
Sem que o olho da pessoa seja examinado por um oftalmologista não é possível determinar se as moscas volantes são indícios de problemas graves. Por isto, mesmo que você tenha tido algumas moscas volantes anos a fio, qualquer aparecimento súbito de novas moscas volantes, ainda que seja apenas uma, deve ser objeto de um exame oftalmológico completo. 
Marque a sua consulta!

Receba Newsletter

Digite seu Email
Enviar e-mail

Atendemos urgências oftalmológicas (particular e alguns convênios), entre

7h e 23h, todos

os dias do ano

Saiba mais

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2