• Seja bem-vindo, hoje é Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018

Doenças - Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia

Aumentar Letra
Diminuir Letra

O QUE É

Na visão normal, a imagem é captada e a focalização acontece no centro da retina (que fica no fundo do olho). Os erros de refração são alterações que ocorrem no momento dessa focalização da imagem, ou seja, a imagem é captada e de maneira irregular sendo focalizada antes, depois ou em ângulos diferentes da retina.

CAUSAS
Os erros refrativos acontecem por causa do tamanho e formato do olho (córnea, cristalino, comprimento ântero-posterior), com isso, a imagem que incide na retina é deformada, causando falta da nitidez visual.

SINTOMAS
O principal sintoma é embaçamento na visão ou distorção das imagens, mas pode acontecer também dores ocular e de cabeça ou lacrimejamento.

TIPOS 

Miopia: na visão míope, a córnea (camada externa que reveste anteriormente o olho) é muito curva ou o olho é muito comprido no sentido Ântero-posterior, fazendo com que a imagem captada focalize-se antes da retina, provocando distorção das imagens distantes, ou seja, as pessoas míopes enxergam bem de perto, mas a visão para longe é ruim. 

Hipermetropia: na visão hipermétrope, a córnea é muito plana ou o olho é menor do que o normal, fazendo com que a imagem captada focalize-se depois da retina, provocando distorção das imagens de perto e pode haver também dificuldade para enxergar de longe se a hipermetropia por mais elevada.

Astigmatismo: na visão astigmata, a córnea tem um formato irregular e apresenta ângulos diferentes, fazendo com que a imagem captada focalize-se em vários pontos da retina, provocando distorção das imagens de longe e de perto.

Presbiopia: também chamada de vista cansada, acontece quando o cristalino (lente natural dentro do olho, que é responsável pela focalização para perto), vai ficando envelhecido naturalmente, ocasionando redução gradativa da visão para perto, fazendo com que as pessoas afastem os objetos do olho para enxergar melhor. Esse problema acontece comumente após 40 anos de idade.

DIAGNÓSTICO
Com o auto-refrator computadorizado, conseguimos captar a refração (grau) do paciente, mesmo que ele não informe direito como crianças, pessoas especiais, etc.

TRATAMENTO
Geralmente, os erros refrativos podem ser corrigidos provisoriamente com óculos ou lentes de contato, mas o tratamento para eliminá-los ou reduzi-los, somente é alcançado através da cirurgia refrativa, que proporciona resultados seguros e eficazes na melhoria da visão.

O candidato à cirurgia refrativa, deve estar sem variação de grau há pelo menos um ano, possuir idade superior a 18 anos, ter córneas saudáveis, que serão avaliadas pelo oftalmologista através dos exames pré-operatórios. Em alguns casos não é recomendada a cirurgia como portadores de doenças de colágeno (ex.: artrite, lúpus) e gestantes. 

Excimer Laser Allegretto:
A cirurgia refrativa personalizada com Excimer Laser Allegretto é considerada um tratamento inovador pela oftalmologia mundial para a correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo e com exclusividade presbiopia.

O laser Allegretto possui um importante diferencial dentre os lasers para cirurgia refrativa, que é a personalização para cada tratamento, considerando as necessidades específicas da visão de cada um, ou seja, permite modular de forma personalizada o tratamento cirúrgico, atuando de acordo com as características individuais, tornando o tratamento ideal para cada olho. 

Existem duas técnicas para a correção refrativa com o laser Allegretto, LASIK e PRK, mas somente o oftalmologista poderá indicar a melhor opção. O procedimento em ambos os casos é realizado com anestesia de colírio, a dilatação não é necessária, em média a aplicação do laser dura aproximadamente 30 segundos (mais rapidez na recuperação), não há necessidade de pontos e a alta é imediata (sem internação). 

Os benefícios da cirurgia refrativa com o laser Allegretto são animadores, proporcionando ao paciente bem-estar, segurança, conforto, liberdade e satisfação na correção dos erros refrativos com ótimo resultado visual, quase sempre libertando-se dos óculos de grau. 

É importante que o candidato potencial a cirurgia refrativa, antes de qualquer decisão, deve conversar com o oftalmologista e tirar todas as dúvidas em relação ao tratamento, e principalmente, entender todos os benefícios e eventuais riscos que qualquer procedimento cirúrgico pode ter.
Marque a sua consulta!

Receba Newsletter

Digite seu Email
Enviar e-mail

Atendemos urgências oftalmológicas (particular e alguns convênios), entre

7h e 23h, todos

os dias do ano

Saiba mais

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2