• Seja bem-vindo, hoje é Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018

Doenças - Descolamento de Retina

Aumentar Letra
Diminuir Letra

 

O QUE É
A retina é uma fina camada de células nervosas que reveste a parte interna do olho. Ela é responsável pela formação da imagem, transformação da luz em sinais elétricos e, através do nervo óptico, pelo envio desses sinais ao cérebro que os converte em visão.

O vítreo é uma espécie de gelatina transparente que preenche o globo ocular, firmemente preso à retina. Em consequência do processo natural de envelhecimento, o vítreo pode contrair-se e soltar-se da retina sem que isto sempre cause danos à visão. Entretanto, muitas vezes ao soltar-se da retina, o vítreo pode rasgá-la no(s) ponto(s) de maior aderência entre essas duas partes componentes do olho. Se isto ocorrer o vítreo pode passar através do(s) rasgo(s), localizar-se atrás da retina e fazer com que ela se descole da parede do globo ocular, caso o problema seja deixado sem tratamento.

Quando a retina se descola da parede do globo ocular, sua capacidade de processar a luz fica prejudicada e a visão perde a nitidez. Em casos de descolamento total a retina deixa de transmitir imagens ao cérebro e a visão pode desaparecer. 

CAUSAS
A doença geralmente ocorre após os 40 anos e apresentam maior possibilidade de desenvolvê-la as pessoas que possuem história de descolamento de retina na família, as que têm miopia ou glaucoma e as que se submeteram à cirurgia de catarata.

Os socos ou acidentes que resultem em ferimento, pancada ou batida forte no olho, na face ou na cabeça podem, também, provocar descolamento de retina. A doença pode ser, ainda, causada por tumores, inflamações graves ou complicações do diabetes. Em tais casos, geralmente, não ocorrem rasgos retinianos e o tratamento da moléstia causadora do descolamento faz com que a retina volte à sua posição normal, na maior parte dos casos.

As pessoas que têm mais chance de ter descolamento da retina são:
- Quem já teve descolamento em um dos olhos
- Míopes com mais de 6 graus
- Pessoas com parentes próximos que tiveram descolamento da retina

SINTOMAS
Sintomas dos Rasgos e do Descolamento de Retina:
Os rasgos na retina podem ocorrer sem que a pessoa perceba inicialmente seus sintomas. Em outros casos, o paciente pode perceber clarões ou pontos negros conhecidos por moscas volantes. Entretanto, esses sintomas não significam necessariamente a ocorrência de rasgos na retina podendo decorrer, por exemplo, da formação de pequenos "torrões" de vítreo. O vazamento de sangue no vítreo, quando ocorre rasgo na retina, pode causar diminuição da visão. 

Em casos de descolamento de retina a pessoa perceberá uma visão aguada ou ondulada e uma sombra ou cortina escura que fecha o campo de visão. Se o descolamento atingir a região central da retina, a mácula, a pessoa perceberá uma distorção ou redução da visão central. Em alguns poucos casos, o descolamento de retina pode ocorrer repentinamente provocando perda total de visão do olho atingido. 

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito através do exame chamado mapeamento de retina. Em algumas situações nas quais o mapeamento de retina é prejudicado por visibilidade ruim (devido à catarata, por exemplo), é preciso realizar o exame de ultrassom ocular para ajudar no diagnóstico.

TRATAMENTO
O principal objetivo do tratamento para o descolamento de retina é o fechamento das rupturas retinianas, levando à reconstrução da área afetada. Existem diversos métodos cirúrgicos para o tratamento do descolamento de retina, mas, só o oftalmologista poderá avaliar o seu caso e indicar a melhor opção de tratamento.

deslocamento-de-retina
Retina descolada (cor amarelada) vendo-se a rotura (rasgo) na periferia superior direita da figura. 
Marque a sua consulta!

Receba Newsletter

Digite seu Email
Enviar e-mail

Atendemos urgências oftalmológicas (particular e alguns convênios), entre

7h e 23h, todos

os dias do ano

Saiba mais

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2