• Seja bem-vindo, hoje é Sádado, 20 de Outubro de 2018

Doenças - Conjuntivite

Aumentar Letra
Diminuir Letra

 

O QUE É
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ( membrana fina, transparente e dotada de pequenos vasos sanguíneos que reveste a parte interna da pálpebra e a parte branca do olho) . A conjuntiva lubrifica e protege o olho a medida que ele se move na cavidade ocular. 

SINTOMAS
Os principais sintomas da conjuntivite são olhos irritados, vermelhos e lacrimejando. Alguns tipos de conjuntivite como a alérgica aguda, podem causar também a coceira.

TIPOS
Existem diversos tipos de conjuntivite. A mais comum é a chamada conjuntivite bacteriana altamente contagiosa e facilmente transmissível a toda a família quando a pessoa esfrega o olho e infecta itens como toalhas e lenços. 

conjuntivite

Olho com conjuntivite bacteriana (bastante secreção ou remela)

Os principais sintomas da conjuntivite bacteriana são os olhos vermelhos e lacrimejantes, as pálpebras inflamadas, a visão embaçada, a sensação de areia ou de arranhão nos olhos, descarga amarelada (remela) em volta dos olhos e os olhos colados. 

TRATAMENTO
Normalmente, em poucos dias a infecção cederá mediante o uso de colírio antibiótico prescrito pelo oftalmologista. As vezes, a inflamação não responde bem ao tratamento e há necessidade de uma segunda visita ao oftalmologista. 

As informações e recomendações contidas nesta página têm propósito apenas informativo e não devem ser consideradas como base para diagnóstico, tratamento ou outra aplicação clínica. Para informações específicas e tratamento relativos a este problema consulte seu oftalmologista. 

COMO PREVENIR A CONJUNTIVITE 
As crianças frequentemente contraem conjuntivite por não serem capazes de lavar o rosto e os olhos adequadamente. Se você suspeita que contraiu conjuntivite ou que alguém de sua família a contraiu marque uma consulta com o oftalmologista imediatamente. O olftalmologista diagnosticará a doença facilmente. Se não for tratada, a conjuntivite pode evoluir para complicações como infecções na córnea, pálpebras e canais lacrimais. Se você contraiu conjuntivite bacteriana siga as seguintes instruções para evitar a disseminação da infecção: 

- todas as vezes que você tocar no rosto ou nos olhos, inclusive ao colocar medicamento nos olhos, lave as mãos cuidadosamente; 
 
- lave os tecidos que tocaram os olhos infectados, inclusive roupas, toalhas e fronhas; 
 
- não partilhe maquiagem. Descarte a maquiagem usada e compre uma nova para evitar o risco de reinfecção; 
 
- não toque no olho infectado, pois a doença irá contaminar o outro olho. 
Marque a sua consulta!
Marque sua Consulta Pelo Whatsapp
Urgência Oftalmológica

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2