• Seja bem-vindo, hoje é Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2018

Doenças - Ceratocone

Aumentar Letra
Diminuir Letra

O QUE É CERATOCONE?

Ceratocone é uma doença não-inflamatória, que causa uma alteração na estrutura da córnea, tornando-a mais fina com um formato mais cônico que a sua curvatura normal, e que induz astigmatismo irregular e miopia, provocando um embaçamento progressivo da visão. O ceratocone é a distrofia mais comum da córnea (ectasia) e pode ser passado hereditariamente ou adquirida se a pessoa coça excessivamente os olhos. 
Geralmente é diagnosticado em pacientes adolescentes e raramente desenvolve-se após os 35 anos de idade e afeta ambos os olhos. 
 
SINTOMAS 
Nas fases iniciais da doença, muitos pacientes não sentem a presença do ceratocone. Os principais sintomas são embaçamento e distorção das imagens, ou seja, a baixa da acuidade (nitidez) visual; fotofobia (incômodo em excesso à claridade), irritação ocular e refração instável (alteração do grau mais rápida do que o comum). 
 
DIAGNÓSTICO
Uma avaliação clínica detalhada, com exames específicos complementares como  como tomografia ocular (OCT Visante), Oculyzer (Pentacam), aberrômetro (OPD SCAN III). Com base no exame clínico e resultados dos exames complementares, o oftalmologista poderá identificar o estágio do ceratocone , se leve, moderado ou acentuado e assim definir a melhor opção de tratamento.  
 
TRATAMENTO 
Nos casos mais leves, o primeiro passo é a prescrição de óculos. Caso não tenha sido alcançada visão satisfatória, o próximo passo será a adaptação de lentes de contato, em sua maioria rígidas, pois proporcionam melhor qualidade visual (superior aos óculos), porém elas não têm o poder de impedir o avanço da doença. 
 
Existem alguns casos leves da patologia, que permitem a adaptação das novas Lentes de Contato Gelatinosas (Tóricas) apropriadas para ceratocone, que são mais confortáveis e proporcionam satisfatória correção visual. Esta é uma opção útil para pacientes que não conseguem se adaptar às lentes de contato rígidas.
 
CROSS-LINKING
O CROSS-LINKING surge como uma opção terapêutica menos agressiva e com forte potencial para controlar a progressão do ceratocone e de distrofias corneanas pós-cirúrgicas. É indicado para o ceratocone do tipo inicial e moderado. 
 
Trata-se de um método cirúrgico realizado com anestesia de colírio, onde é aplicada na córnea uma substância natural chamada riboflavina (vitamina B2) associada à luz ultravioleta, aumentando a sua resistência, tornando-a mais forte, evitando assim a progressão da doença. Muitas vezes, é preciso realizar a cirurgia de implante de Anel Intracorneano (para melhorar a visão) e depois realizar o cross-linking.
 
ANEL INTRACORNEANO 
O ANEL INTRACORNEANO é indicado nos casos onde a visão está prejudicada e acontece má adaptação das lentes de contato. 
Considerada a cirurgia que revolucionou o tratamento do ceratocone, traz melhoria na visão e na qualidade de vida das pessoas. 
 
A cirurgia é realizada com anestesia à base de colírio e consiste na introdução de um ou dois anéis dentro da córnea, melhorando assim a qualidade da visão, porque diminui o encurvamento. O procedimento dura em torno de 15 minutos, a recuperação é rápida com retorno as atividades normais em no máximo 07 dias. O implante do anel não causa dor nem desconforto.
 
TRANSPLANTE DE CÓRNEA
O TRANSPLANTE DE CÓRNEA é mais indicado nos casos de ceratocone mais avançados e pode ser Penetrante (toda a córnea é trocada) ou Lamelar (mais inteligente, pois somente é trocada a metade anterior da córnea). A cirurgia é sempre feita com anestesia local (exceto em crianças e pacientes especiais), sem necessidade de internação.
Marque a sua consulta!

Receba Newsletter

Digite seu Email
Enviar e-mail

Atendemos urgências oftalmológicas (particular e alguns convênios), entre

7h e 23h, todos

os dias do ano

Saiba mais

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, nº 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2