• Seja bem-vindo, hoje é Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018

Doenças - Catarata

Aumentar Letra
Diminuir Letra

O QUE É CATARATA?

A catarata é uma alteração intra-ocular que atinge o cristalino (lente transparente situada atrás da íris), tornando-o opaco e comprometendo a visão. Essa lente (cristalino) é por onde passam os raios luminosos antes de chegar à retina, sendo encarregada da focalização.

Essa doença atinge principalmente pessoas após os 50 anos, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens (traumatismo, diabetes não controladas, etc.) e até congênitas. Seu nome popular é uma referência à sensação de se estar “vendo através de uma queda d’água”.

SINTOMAS

O primeiro sintoma da catarata é a sensação de perda da qualidade da visão, visão embaçada e cores sem brilho, como se existisse uma nuvem entre os olhos e a imagem. Podem ainda ocorrer halos ao redor das luzes, visão dupla, os objetos podem parecer amarelados ou distorcidos, além da necessidade de mais luz para enxergar melhor.

Com a evolução do quadro, a pessoa passa a enxergar apenas vultos. Em casos em que a catarata está mais avançada, é notável no centro da pupila (parte escura do olho) a visualização de uma mancha branca.

CAUSAS

A catarata pode ser congênita (geralmente causada por rubéola ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação); adquirida através do diabetes; uso de colírios sem indicação médica (especialmente os que contêm corticóides); inflamações intra-oculares e traumas (como socos ou batidas fortes na região dos olhos). Mas a sua principal causa é o envelhecimento.

A CIRURGIA

O tratamento cirúrgico indicado baseia-se em substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a qualidade da visão. O resultado é altamente previsível, a recuperação é rápida e, geralmente, a permanência no HOS após o procedimento é inferior à uma hora.

Para isso, é utilizada a técnica denominada facoemulsificação. A cirurgia é feita sob anestesia local, com uma pequena incisão de cerca de 1,8mm a 2,2mm na parte da frente do olho. O cirurgião insere uma micro-sonda de ultrasom, onde a catarata é fragmentada e aspirada do olho. A lente artificial é implantada substituindo o cristalino.  

O retorno gradativo da visão inicia-se dentro de 24 horas, conforme o organismo do paciente. Em poucos dias, não havendo nenhuma outra doença ocular associada, o paciente poderá retornar as suas atividades normais. O tratamento pós- operatório é feito com o uso de colírios para acelerar a cicatrização e reduzir o risco de infecção.

Meses ou anos após a cirurgia, a cápsula que fica atrás da lente intra-ocular poderá se tornar embaçada, mas o problema será tratado a laser de maneira rápida e indolor, com equipamento chamado YAG LASER.

É importante ressaltar que os resultados da cirurgia são animadores e a recuperação muito rápida, por isso, não se deve ter medo do procedimento.

LENTES INTRA-OCULARES

As lentes intra-oculares (LIOs) são cristalinos artificiais implantados no olho durante a cirurgia de catarata para substituir o cristalino opacificado e são diferentes das lentes de contato. A qualidade da visão com a lente intra-ocular é muito superior àquela com óculos ou lentes de contato.

Marque a sua consulta!

Receba Newsletter

Digite seu Email
Enviar e-mail

Atendemos urgências oftalmológicas (particular e alguns convênios), entre

7h e 23h, todos

os dias do ano

Saiba mais

Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta das 7h às 19h e Sábado das 8h às 12h


Unidade São José: Rua Campo do Brito, 995, Bairro São José CEP 49020-380 | Rua Const. João Alves, 350, Bairro São José CEP 49020-340 | Aracaju - Sergipe
Unidade Centro Médico Jardins: Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 2131, Térreo, Bairro Jardins CEP 49026-010 | Aracaju - Sergipe
Unidade Lagarto: Rua Josias Correia Fontes, 22, Bairro Centro (próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição) CEP: 49.400-000 | Lagarto-Sergipe


Copyright© HOS - Hospital de Olhos de Sergipe - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: WebD2